Adam-12 é um drama feito para a televisão exibido originalmente de 21 de setembro de 1968 a 30 de agosto de 1975 na rede NBC americana, em um total de 175 episódios. A série foi produzida por Jack Webb, que também produziu Dragnet (1951) e Emergência! (1972), e seguia as atividades diárias de uma dupla de oficiais da polícia - o veterano Peter 'Pete' Malloy (Martin Milner) e o novato James "Jim" Reed (Kent McCord) - e, com menor enfoque, o Sargento William "Mac "MacDonald (William Boyett). Muito similar a Dragnet, os episódios eram baseados em verdadeiros incidentes ocorridos com os integrantes do Departamento de Polícia de Los Angeles (LAPD).
“One-Adam-12, One-Adam-12, a 4-15: Man with a gun.”
“One-Adam-12, no warrant.”
“Lincoln X-ray Ida 4-8-3.”
“One-Adam-12 a 415 - fight, group with chains and knives.”
História
No episódio piloto de Adam-12, Malloy está planejando sua demissão do Departamento de Polícia......em consequência da morte de seu parceiro, que morreu ao tentar evitar um assalto à mão armada. Malloy é persuadido a ficar e treinar um novo parceiro: o novato Jim Reed, recém saído da academia de polícia que tinha passado dois anos no Exército. Reed tem um grande potencial, mas com personalidade forte, o que o faz, no final do episódio piloto, desobedecer ordens diretas de Malloy (embora no episódio tenha conseguido prender com segurança várias pessoas armadas). O Comandante da Divisão de Malloy (Art Gilmore, que também narrou a abertura para a série Patrulha Rodoviária, 1955-59, "Highway Patrol"), lembra ao experiente policial que ele também já fora um jovem novato ansioso, assim como Reed.
Os episódios, então, giram em torno de Malloy e Reed, com destaque para o seu relacionamento como parceiros na polícia, suas experiências, tanto pessoais como profissionais, e o amadurecimento de Reed como policial. No decorrer das temporadas, os personagens seriam feridos no cumprimento do dever, raptados e mantidos como reféns (separadamente e em conjunto), além de enfrentarem ações disciplinares pelos seus erros.
Um episódio memorável de 1970, Elegy for a Pig, detalha o relacionamento de Malloy com seu melhor amigo da academia de polícia (oficial Tom Porter, papel desempenhado por Mark Goddard), a partir da tempestuosa noite em que Porter foi morto em serviço. Neste episódio, eles mostram como Pete Malloy se tornou um oficial experiente e passou a compartinhar suas experiências com os jovens cadetes da academia, até o momento das honras fúnebres prestadas ao seu parceiro. Dentre as características deste episódio, é notada a pouca utilização de música de fundo, especialmente durante a abertura (que incluiu uma narração por Jack Webb) e créditos finais, bem como a ausência de diálogos, exceto pela narração de Pete Malloy.
Durante a segunda temporada em 1970, Reed concluído seu estágio e se torna um oficial de polícia, tendo sido promovido durante a exibição da quarta temporada em 1971.
Na segunda parte da sétima e última temporada, fica muito evidenciado que Malloy passaria a ser o novo chefe da Divisão de Polícia. From Wikipedia. Tradução/adaptação livre: Vitor Pinheiro.