Minha Vida de Cão (My So-Called Life) é uma série americana criada por Winnie Holzman e exibida originalmente nos Estados Unidos de 25 de agosto de 1994 a 26 de janeiro de 1995. Foi cancelada em 15 de maio de 1995 devido a sua baixa audiência, após 19 episódios. No entanto, desde então a mesma tem ganho um status cult. Conhecida por usar metáforas para desenvolver a história, esta inovadora série é muitas vezes considerada ter sido "demasiada inteligente para TV". O seriado foi louvado por seu retrato fiel à adolescência e pelos comentários astutos de sua personagem principal, Angela (interpretada por Claire Danes).
A série lidava com temas sociais importantes do início dos anos 90 como abuso infantil, homofobia, alcoolismo na adolescência, não ter um lar, adultério, bullying, censura e uso de drogas. Muitos seriados da época abordavam esses problemas num episódio especial, no qual ele era introduzido no começo e concluído no fim, mas em My So-Called Life tais temas faziam parte do enredo e estrutura narrativa da série. O título é, por si, uma alusão à insignificância sentida por muitos adolescentes.
Personagens principais de My So-Called Life:
Angela Chase (Claire Danes): a protagonista da série, uma adolescente de 15 anos que está tentando descobrir quem é e qual é o seu lugar no mundo.
Jordan Catalano (Jared Leto): um estudante misterioso e atraente que Angela tem um amor platônico.
Brian Krakow (Devon Gummersall): um amigo de Angela que é apaixonado por ela.
Rayanne Graff (A.J. Langer): uma amiga de Angela que é rebelde e desajustada.
Rickie Vasquez (Wilson Cruz): um amigo de Angela que é gay.
Episódios de My So-Called Life:
A série foi cancelada após apenas uma temporada de 19 episódios. No entanto, ela ganhou um culto de seguidores e é considerada uma das melhores séries de televisão de todos os tempos.
Impacto:
A série é considerada um marco na televisão e é frequentemente citada como uma influência em outras séries de televisão, como Skins, The O.C. e Gossip Girl.