Alice - 1976

Alice - 1976: A Jornada de uma Mulher em Busca de Liberdade e Autonomia

Alice é uma série televisiva americana que foi ar originalmente de 31 de agosto de 1976 a 2 de julho de 1985 na rede CBS, baseada no filme de 1974 "Alice Doesn't Live Here Anymore" (Alice não mora mais aqui).

Neste filme, onde Ellen Burstyn venceu o Oscar de 74 na categoria de melhor atriz, Alice, após perder o marido em um acidente de caminhão, e com um filho para criar, precisa ganhar a vida. Inicialmente ela trabalha como cantora mas, ao se envolver com Ben Everhart, um homem casado e agressivo, precisa fugir da cidade e vai trabalhar como garçonete em outra localidade. Lá ela conhece Flo, a amiga que tanto precisava, e também se envolve com David, um fazendeiro divorciado.

 

Early to rise, early to bed.
In and between I cooked and cleaned and went out of my head.
Going through life with blinders on, it’s tough to see.
I had to get up, get out from under and look for me.
There’s a new girl in town and she’s looking good.
There’s a fresh freckled face, in the neighborhood.
There’s a new girl in town, with a brand new style.
She was just passing through, 
But if things work out she’s gonna stay awhile… Ba ba bum bum bummmm

Sinopse
Episódio Piloto
Alice Hyatt (Linda Lavin) é uma viúva desempregada depois que seu marido, Donald, é morto em um acidente de caminhão, e com seu jovem filho Tommy (interpretado por Alfred Lutter no episódio piloto, reprisando seu papel no filme, mas interpretado por Philip McKeon, posteriormente) muda sua vida de Nova Jersey para Los Angeles para que possa seguir uma carreira musical. No entanto, seu carro quebra no caminho em Phoenix (de um incêndio no motor presume-se, como visto na primeira abertura  feita para a série) e ela passa a traballhar como garçonete na Mel's Diner, nos arredores dessa cidade. Alice trabalha ao lado de Mel Sharples (Vic Tayback), o ranzinza e mesquinho proprietário, além de cozinheiro da lanchonete, e de outras colegas de trabalho.  Cada episódio sempre sempre se inicia dentro do restaurante e a maioria (quase todas) das cenas subseqüentes ocorrem lá também. Algumas cenas fora da lanchonete são no apartamento  de Alice, de apenas um quarto, no conjunto Phoenix Palms (Tommy dormia no sofá).  A lanchonete teve a sua quota de clientes regulares ao longo dos anos como o treinador de basquete de Tommy, Earl Hicks (Dave Madden), e Henry Beesmeyer (Marvin Kaplan), um técnico em telefonia, que sempre fazia piadas sobre a comida de Mel. A  personagem principal  Alice Hyatt era interpretada por Linda Lavin.
Saída de Flo
Polly Holliday deixou a programa para ser a estrela em sua própria série (um spin-off de Alice) chamada "Flo" em 1980.
Belle entra e sai
Diane Ladd, que recebeu uma indicação ao Oscar por sua interpretação de Flo na versão para o cinema (ela perdeu para Ingrid Bergman), se juntou ao elenco como Isabelle "Belle" Dupree, mas no início de 1981 saiu da série, fazendo uma última aparição em que telefona para dizer que conseguira um trabalho como cantora em Nashville, Tennessee. A atriz Celia Weston, em seguida,  também se juntou ao elenco.
Final da série
No último episódio, exibido em 2 de julho de 1985, várias notícias sobre as mudanças ocorridas durante a série são reveladas (típico de comédias da época) em questão de minutos. Alice finalmente conseguiu um contrato de gravação (após nove anos de tentativas) e muda-se para Nashville. Por uma incrível coincidência, Mel acabara de vender o restaurante por uma grande quantidade de dinheiro e deve fechar nos próximos dias (ele surpreendentemente dá para cada uma de suas garçonetes um bônus de despedida de 5.000. dólares). Grande parte do restante do episódio final mostra flashbacks de eventos bem-humorados e importantes ocorridos durante todos os anos de exibição, mostrando muitas das grandes estrelas que apareceram como convidadas, incluindo Polly Holliday. A última coisa que vemos é Mel colocar o "CLOSED" na porta da lanchonete e travar as portas. From Wikipdeia. Tradução/adptação livre: Vitor Pinheiro.

Sobre o autor...

Fizemos este blog há mais de 15 anos...
e neste período sofremos com vários problemas como site invadido, perdemos o domínio do projeto original, expulsão de servidores (devido ao grande número de visitas), etc...mas nunca desistimos de trazer estas lembranças para os saudosistas que curtem assistir TV desde os anos 60.