Baretta foi um seriado americano transmitido originalmente pela rede de TV ABC, de 17 de Janeiro de 1975 á 18 de Maio de 1978. Tony Baretta era um detetive do Estado da Califórnia, que morava no apartamento 2-C de um hotel, com seu Cacatua (espécie de papagaio originário da Oceania) chamado Fred. Ele era um profissional pouco convencional que levava uma vida excêntrica. Devido ao seu modo de vida, Baretta sempre se recusava trabalhar com parceiros e resolvia seus casos através de informantes de rua, como o personagem Galo, interpretado por Michael D. Roberts, responsável por grande parte do humor da série. Baretta era muito bom em disfarces, que usava para se infiltrar nas gangues da cidade e desvendar os mais diversos crimes.
A série foi uma versão mais suave de uma outra bem-sucedida da rede de TV ABC, Toma, que foi ao ar nos anos 1973 e 1974, estrelada por Tony Musante como um policial de Nova Jersey, que gostava de se disfarçar. Apesar de popular, o seriado Toma recebeu intensas críticas na época por sua representação realista e a freqüente exibição da violência policial e criminal. Quando Musante deixou a série após uma única temporada, o conceito foi refeito como Baretta, com Robert Blake no papel principal.
A série foi um sucesso de audiência e crítica, e ajudou a popularizar o personagem de Baretta, interpretado pelo ator Robert Blake.
Aqui estão alguns dos elementos que fizeram de Baretta uma série tão popular:
O carisma de Robert Blake: Blake era um ator carismático que conseguia transmitir a personalidade excêntrica e o charme de Baretta.
Os casos interessantes: A série abordava uma variedade de crimes, desde assassinatos até crimes de colarinho branco.
O humor: A série tinha um tom humorístico, que era proporcionado pelo personagem de Fred, a cacatua de Baretta.