Galactica (1980), sequência de Galactica, Astronave de Combate
Galactica (1980), sequência de Galactica, Astronave de Combate

Galactica (1980), sequência da série Galactica, Astronave de Combate

Embora tenha feito muito sucesso, o seriado Galactica, Astronave de Combate, de 1978, custava caro e foi cancelado logo no fim da primeira temporada, em 1978. Mas os produtores tentaram revitalizá-lo com uma nova versão, chamada Galactica, Batalha nas Estrelas, que foi ao ar exatamente no início de 1980. Após inúmeras aventuras e decorridos muitos anos no espaço, a Galactica localiza a Terra, descobrindo que nossa civilização se encontra muito atrasada. Na Terra, a força dos coloniais é multiplicada diversas vezes por conta da baixa gravidade do planeta, em comparação com seus planetas de origem.

Sua inteligência, comparada à inteligência dos terráqueos, é soberba e os alienígenas-irmãos irão propiciar à Terra um imenso salto tecnológico. Adama, entretanto, não se atreve a informar a Terra sobre a ameaça cylon, já que percebe que os governantes terrestres são sujeitos mesquinhos e apegados ao pouco poder que detêm. Auxiliado pelo filho de Starbuck, o Dr. Zim, um jovem e genial cientista, defende a Terra contra a nova geração de cylons que o seguiu e descobriu o último reduto da Humanidade.

Galactica 1980

Para desgosto dos fãs, não traz mais diversas figuras da saga de 1978, como Apollo, Cassiopéia, Athena, Starbuck, Coronel Tigh e o próprio Baltar. Na realidade, o novo seriado foi um fracasso, tendo sido cancelado após o décimo episódio, quando os atores da primeira versão desistiram devido ao fraco roteiro.

Aqui estão alguns dos principais pontos da série:

A Galactica e sua frota de 220 naves civis chegam à Terra em 1980.
Os humanos da Terra não estão preparados para enfrentar os Cylons.
A Galactica não tem recursos suficientes para ajudar os humanos da Terra.
A série explora temas como a guerra, a paz e o futuro da humanidade.

Apesar do cancelamento, ainda é considerada um clássico da ficção científica (From Wikipedia. Tradução/adaptação livre: Vitor Pinheiro).

Sobre o autor...

Fizemos este blog há mais de 15 anos...
e neste período sofremos com vários problemas como site invadido, perdemos o domínio do projeto original, expulsão de servidores (devido ao grande número de visitas), etc...mas nunca desistimos de trazer estas lembranças para os saudosistas que curtem assistir TV desde os anos 60.